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Quer saber como bater meta de vendas? Confira 11 dicas matadoras!

Você pode não acreditar, mas existem várias maneiras de como bater uma meta sem que você tenha que aumentar a sua jornada de trabalho, fazer mais ligações ou ir a mais reuniões. Muitas vezes, a qualidade de um contato supera a quantidade de horas que você precisa trabalhar.

Saber como bater uma meta não depende apenas de experiência. Uma estratégia eficiente de vendas ajuda a construir a confiança dos clientes com a marca, o que consequentemente aumenta as suas chances de alcançar os objetivos no início do processo.

Você também deve ter comprometimento, entretanto é mais importante entender exatamente as características, dores e expectativas do seu público.

Neste artigo abordamos algumas dicas de como bater metas de vendas sem que você tenha que negligenciar outros aspectos da sua vida ou passar por cima de outras pessoas para conquistar os seus objetivos. Veja porque é importante:

  • Planejar os seus dias
  • Oferecer o melhor atendimento
  • Criar um senso de urgência durante a venda
  • Tentar novas abordagens em momentos distintos
  • Evitar distrações
  • Ser otimista
  • Eliminar gargalos
  • Aumentar a sua rede de contatos
  • Ter uma estratégia de Marketing Digital
  • Vender valor além do preço
  • Avaliar continuamente os seus resultados

1. Planejar os seus dias

O planejamento é a chave do sucesso de qualquer projeto. Então, planeje seus dias para manter o foco no que realmente importa para atingir as suas metas. 

Estabeleça quais horários são mais pertinentes para fazer contatos importantes, separe um momento do dia para revisar as necessidades mais urgentes, enviar emails ou conversar com a sua equipe de trabalho.

2. Oferecer o melhor atendimento

Não se preocupe apenas em atingir a sua meta. Quando você mantém o foco na excelência do serviço e no atendimento exato das dores e necessidades do seu público, você alcança todos os seus objetivos de venda.

Concentre-se em fornecer um serviço excelente ao cliente e, para isso, tenha em mente que você deve conhecê-lo bem: delimite a sua persona e saiba que todas as demandas de consumo devem ser atendidas de acordo com as características apuradas.

Desenvolva um script de vendas e atente-se para usar a mesma linguagem do seu público, entretanto, essa abordagem deve ser a mesma pela qual você se sente mais confortável na apresentação de conteúdos, produtos ou serviços que costuma vender.

3. Criar um senso de urgência durante a venda

O senso de urgência funciona bem em várias situações consultivas, mas é preciso considerar que mesmo quando o cliente não sabe o que quer, ele consegue identificar quando o vendedor fala a verdade ou não. 

Por isso, mesmo que você escolha essa abordagem, mantenha a clareza e a sinceridade para evitar passar por um consultor que tenta qualquer estratégia em troca de uma venda.

4. Tentar novas abordagens em momentos distintos

Não se limite a abordar os clientes em potencial em um mesmo intervalo de tempo. Experimente novas abordagens em momentos distintos. Muitas vezes o horário escolhido não é o mais apropriado para o consumidor: o melhor momento é sempre o que o cliente demonstra estar mais disponível.

Se você usar a mesma abordagem, não espere obter resultados diferentes: além de tentar alterar o horário do contato, diversifique os canais de comunicação e preocupe-se sempre com a especificidade do cliente. Para isso tenha sempre em mente as características e necessidades de cada perfil.

5. Evitar distrações

As distrações impedem — ou no mínimo atrasam —, a realização de metas. Concentre-se em seus objetivos, principalmente quando eles são de curto prazo. Para evitar a procrastinação, considere algumas boas práticas:

  • liste os principais motivos pelos quais você perde o foco em sua rotina;
  • mantenha a sua agenda organizada;
  • identifique ciclos de produtividade;
  • divida metas e objetivos maiores em pequenas tarefas;
  • defina um cronograma para as suas metas;
  • certifique-se de que suas metas sejam específicas, mensuráveis, relevantes, tangíveis e temporizáveis;
  • tenha disciplina;
  • treine o seu controle emocional;
  • crie um próprio sistema de desafios e recompensas;
  • terceirize o que não precisa ser realizado exclusivamente por você;
  • mude o seu ambiente de trabalho;
  • desenvolva a sua visão de longo prazo;
  • use ferramentas de gestão de tempo.

6. Ser otimista

A negatividade pode minar os seus resultados de venda e impedir que você saiba exatamente como bater a sua meta. Os clientes percebem quando o próprio consultor não confia no produto, serviço ou informação que ele tenta vender e isso impossibilita a criação de um laço imprescindível para a efetivação de vendas: a confiança no vendedor.  

Por isso, se esforce para eliminar (ou reduzir ao máximo) a negatividade no seu dia a dia. Ao aumentar a positividade no trabalho, você também aumenta a sua própria motivação e se sente mais confiante em sua rotina. 

7. Eliminar gargalos

Outra boa prática para potencializar as vendas e atingir as metas consiste em identificar os gargalos que eventualmente sejam impeditivos para a sua produtividade.

Para isso, faça uma auditoria da sua pipeline: otimize o tempo e as oportunidades de conversão por meio da verificação das metas estabelecidas, verifique se há prazos realistas e analise todas as barreiras que podem comprometer as vendas ou atrasar os resultados almejados.

8. Aumentar a sua rede de contatos

O foco de um vendedor é sempre os tomadores de decisão. A conexão com as pessoas certas é imprescindível para atingir as metas de vendas estabelecidas, entretanto, você já pensou o quanto pode ser útil potencializar a demanda em vez de convencer vendedores secundários?

Se o seu segmento é B2B, certamente será necessário aumentar a gama de contatos com os compradores e proprietários das empresas. No entanto, se é senso comum que um produto específico terá mercado e você tem esse item em sua carteira, facilmente você conseguirá aumentar as suas vendas.

Por isso é importante conciliar as duas bases de compra: a demanda do consumidor final e a demanda intermediária. A base B2B pode ser criada a partir de networking — esteja presente em eventos e workshops do seu segmento.

Já a base de consumidores é moldada a partir de estratégias mais robustas de marketing e de vendas, como explicaremos no tópico a seguir.

9. Ter uma estratégia de Marketing Digital

Nos últimos anos, as estratégias de marketing digital cresceram vertiginosamente. O principal motivo é a mudança de comportamento do consumidor, que alterou a demanda de compra para o mercado online. Com o isolamento social imposto pela pandemia causada pela Covid-19, essa necessidade se tornou ainda mais evidente.

Ter um site institucional como principal ponto de contato e um blog para prover informações relevantes ao seu público é a base para uma estratégia robusta e bem-sucedida de Marketing de Conteúdo.

Além disso, é preciso estar presente nas redes sociais mais frequentadas pela sua audiência. Crie formatos de conteúdo que despertem o interesse do público e a conexão dos leitores com a sua marca em vez de se preocupar exclusivamente com a divulgação de produtos e serviços.

10. Vender valor além do preço

Você sabe a diferença entre vender pelo valor e vender pelo preço? A venda pelo valor consiste em elevar a percepção do consumidor acerca dos benefícios, qualidade e exclusividade de uma marca em seus produtos ou serviços a ponto do cliente pagar qualquer preço para ter aquele item.

Devido a essa percepção de que o produto ou serviço agrega muito na vida do consumidor, mais do que qualquer outro, as pessoas compram itens por dez, quinze, ou até centenas de vezes mais caras que seus concorrentes de mesmo segmento.

A percepção positiva de um cliente é influenciada por tendências de mercado, experiências pessoais, informações obtidas de outros consumidores, entre outros fatores. Além disso, o vendedor tem participação ativa nesse processo.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem no processo de vendas é não promover o valor agregado do produto ou serviço oferecido. Focar apenas nas características do item limita a percepção do cliente e o contato do público com a marca.

Veja algumas dicas para trabalhar o valor do que você está vendendo:

  • nunca presuma que você sabe os motivos pelos quais os clientes optaram pela sua marca, a justificativa para a compra não importa desde que não haja arrependimento;
  • construa um relacionamento mais forte com o seu público até que a confiança seja estabelecida para ter informações precisas que ajudarão você no processo de vendas;
  • mostre aos clientes que qualquer promoção é uma oportunidade única para eles obterem um produto ou serviço de alto valor agregado e que o valor oferecido supera em muito o preço que eles pagaram;
  • potencialize a percepção positiva do consumidor com estratégias como o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Influência.

Por meio dessa primeira percepção positiva dos consumidores, é possível seguir adiante pelo funil de conversões, edificar a preferência da marca no mercado e consolidar as compras recorrentes: transformar prospects em compradores e consumidores em promotores da marca. Dessa forma, você constrói uma rede de fãs e não uma carteira de clientes.

11. Avaliar continuamente os seus resultados

Reveja diariamente as suas metas de vendas para estabelecer ações mais acertadas no dia seguinte. Faça o mesmo no final da semana, do mês e de cada período que você delimitar para o seu trabalho. Defina as suas prioridades trimestrais e pergunte-se sempre o que é preciso fazer para alcançar os seus objetivos em longo prazo.

Não existe uma fórmula mágica de como bater metas. É preciso ter planejamento, comprometer-se com os objetivos estabelecidos e não ter medo de procurar ajuda se necessário.

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog

Você conhece o BNI?

O BNI Business Networking International, é uma organização norte americana dedicada ao networking de referências profissionais, presente em mais de 70 países.

A Intento ingressou no grupo Solução, aqui na cidade de São Bernardo do Campo em julho 2020, bem no meio da pandemia, este é um relato de nossa experiência até agora.

Convite de minha apresentação

Nosso grupo é formado por 23 profissionais de diversas áreas (alguns grupos chegam a ter 60 pessoas), as vagas são limitadas por área de atuação, somente 1 profissional/empresa de cada área por grupo.

GIVERS GAIN

Quanto mais referências você dá, mais você recebe, essa é a filosofia GIVERS GAIN do BNI, assim novos negócios são gerados o tempo todo, no começo pode ser difícil conseguir localizar possíveis clientes para os colegas, com o tempo vamos pegando o jeito e ficamos naturalmente alertas a possíveis indicações no dia a dia.
Toda a informação é inserida no BNI Connect, um sistema on-line e um app, todas as referências dadas, recebidas, valores faturados e muito mais, assim controlamos nossas métricas, outro diferencial é a atenção com o aprendizado, o BNI University é um portal de aprendizado contínuo com diversos cursos sobre networking.

Reuniões presenciais

Sempre presenciais, afinal nada melhor que um aperto de mão e um cafezinho para conhecer alguém e falar de negócios, as reuniões passaram a ser virtuais desde o começo da pandemia, seguindo um roteiro, elas começam às 6:30 da manhã e duram em torno de 2 horas, todos têm a oportunidade de se apresentar e falar de seus negócios, há sempre uma apresentação principal de 10 minutos, dados sobre a performance do grupo também são apresentados.

Há uma atenção especial aos convidados, eles também podem fazer seu “pitch” de 30 segundos, apresentar seu negócio e ver se o BNI faz sentido pra eles.

Encontros pelo zoom

O investimento para participar é de R$ 300,00 por mês, nesses 5 meses recebi 21 referências e fechei 8 negócios, totalizando R$ 6.250,00, um (ROI) retorno sobre o investimento de 316%. Alguns membros mais antigos lançam faturamentos semanais de dezenas de milhares de Reais, também vemos negócios entre membros de outros grupos sendo feitos.

Se você é um profissional liberal, ou autônomo, ou até mesmo CEO de uma empresa com vários funcionários, ingressar no BNI pode ser um grande diferencial para o seu negócio nos dias de hoje.

Para saber mais envie seu nome, e-mail e uma mensagem curta:

Posts para Vidafit

Campanha “Black Friday” otimizada para Vidafit marmitas fitness.
Utilizamos o formato carrossel do instagram nesta ação que teve a duração de 10 dias, um total de R$ 150,00 investidos, 17 leads gerados e um ROI de 200%! Nada mal né?

Campanha RCT

A CONTAR Organização Contábil, um escritório com mais de 30 anos de experiência em São Bernardo do Campo que presta serviços em todo o espectro da contabilidade tradicional, declaração de IR, fechamento de CNPJ, BPO financeiro entre muitos outros.
Nesta campanha escolhemos dar enfoque aos trabalhos de RCT (recuperação de crédito tributário) um serviço que requer muito conhecimento técnico e experiência, e que trás resultados significativos em termos financeiros para o pequeno e médio empresário, nada mal em tempos de pandemia.

Foco nas distribuidoras de gás.

Case da semana “AMATO LIEVITO”

Brand design para a panetteria AMATO LIEVITO. Cliente queria uma marca para seu novo negócio de pães artesanais, procuramos alinhar o briefing e desenvolver algumas ideais que foram avaliadas, o caminho escolhido foi este com elementos “cooking” clássicos como instrumentos de trabalho e o “ícone de trigo” quase indispensável para o setor.

Uma marca que já nasce forte e pronta para enfrentar os desafios do mercado de produtos alimentícios exclusivos.

Campanha de Facebook Ads para a clínica Mediterrâneo

Dia 25 de outubro (domingo) foi comemorado o dia nacional do dentista, aproveitando a data procuramos explorar não só o dia, mas a semana toda com uma série de posts e inserções nos stories com vídeos e depoimentos de clientes.

Dr. Carlos Abrahão

Apostando no alto índice de engajamento dos stories do Instagram, aproveitamos todos os recursos de lettering, tags, stickers e principalmente cta’s poderosas para gerar a interação e atrair novos seguidores à página da clínica.

Confira como ficou clicando no link abaixo

Palestra BNI

Ontem pudemos apresentar um pouco mais de nosso trabalho na reunião semanal do grupo BNI Solução de São Bernardo do Campo.

O tema escolhido foi “como usar as redes sociais para vender”, procuramos mostrar todo o potencial das redes sociais como ferramenta de marketing, falar das estratégias mais atuais entre outras coisas.

Em breve trechos em vídeo aqui.